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A importância de manter uma boa relação interpessoal no trabalho

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Postado: 14 de fevereiro de 2023

Uma boa relação interpessoal no trabalho promove diversos retornos positivos para os colaboradores e para os negócios. Por isso, possibilitar o bom convívio é uma tarefa importante.

Os gestores até têm seus recursos para pensar estrategicamente a esse respeito (agrupando pessoas com interesses em comum, por exemplo), mas cada pessoa deve estar consciente de suas atitudes, para oportunizar vínculos saudáveis.

A importância de manter uma boa relação interpessoal no trabalho
O bom relacionamento interpessoal no trabalho promove diversos retornos positivos para os colaboradores e para os negócios.

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Quais são os benefícios da boa relação interpessoal no trabalho?

Para a instituição, a criação de vínculos profissionais facilita ações coletivas e impulsiona o empenho para se atingir os objetivos.

Além disso, podemos destacar:

● As pessoas se comunicam melhor, de maneira mais clara e com mais empatia;

● Os integrantes associam as boas relações interpessoais no trabalho ao próprio bem-estar;

● Os conflitos são minimizados;

● A rotatividade de funcionários tende a ser menor (como consequência dos itens anteriores).

Como promover a boa relação interpessoal no trabalho?

É importante lembrar que hoje é comum que se passe mais tempo trabalhando do que com a própria família – ainda mais em hospitais, onde a carga horária tende a ser mais intensa.

Sendo assim, atitudes como as seguintes valerão a pena para todos os envolvidos:

● Aperfeiçoe a sua capacidade de comunicação, começando pela prática da escuta ativa – o que significa ser um bom ouvinte!

● Olhe para as aptidões dos colegas como forças para o seu próprio desenvolvimento. Portanto, reconheça um bom trabalho e elogie sempre que possível!

● Tenha confiança no seu trabalho e abra-se para os feedbacks dos colegas.

● Compreenda a importância de construir relações interpessoais no trabalho. Isso dará mais motivação para trabalhar de forma mais integrada e solícita. Dessa forma, os colegas terão uma visão positiva a seu respeito.

● Seja inteligente emocionalmente, evitando levar as situações para o pessoal, evitando fazer fofocas e evitando desrespeitar o próximo.

● Pense sobre novas formas de trabalho, integrando os saberes alheios.

● Seja flexível quanto às mudanças e opiniões externas.

● Reconheça seus erros, peça desculpas e proponha-se a fazer melhor sempre.

Cuidado! Isso pode atrapalhar a boa relação interpessoal no trabalho:

1.Ausência de trabalho em equipe.

Fazer o seu melhor inclui pensar de maneira coletiva, se importando com o todo. Sendo assim, egoísmo e individualismo tendem a causar muito mais prejuízos do que ganhos!

2.Falta de ética profissional.

Competição, soberba, irresponsabilidade e falta de comprometimento atrapalham diretamente as relações interpessoais no trabalho.

Portanto, tudo isso deve ser substituído pela verdadeira ética profissional, respeitosa e íntegra.

3.Maledicência

Fazer críticas aos colegas na presença de outros colaboradores (ou até mesmo pacientes) é desrespeitoso e inconveniente.

A convivência saudável também precisa de espaços para a crítica, mas ela pode ser feita de maneira construtiva.

E quando o conflito já está instalado?

Quando o conflito já está instalado no ambiente corporativo, será necessário investir tempo em comunicação.

Conversas claras e não ofensivas sempre tendem a ser eficazes.

Além disso, flexibilizar as próprias certezas, praticar a redenção e estar aberto para a compreensão de pontos de vista distintos são atitudes determinantes.

Publicado por: janpc

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