Blog

Raquianestesia: o que é e para que serve

Tags

Postado: 5 de novembro de 2021

Você já ouviu falar sobre a raquianestesia? Também chamada de bloqueio subaracnóideo ou anestesia raquidiana, trata-se de uma técnica anestésica, realizada a partir da introdução de uma agulha de pequeno calibre no espaço entre as vértebras da coluna até chegar o líquido cefalorraquidiano, onde irá se dispersar e fazer efeito nas raízes nervosas. Seu resultado ocorre de imediato após a sua aplicação, promovendo a perda de sensibilidade na região das pernas e do abdômen inferior, que ficam dormentes e pesados.

O anestésico é sempre injetado na coluna lombar e o efeito da raquianestesia é temporário, com recuperação total do paciente em duas a três horas após a sua aplicação. Portanto, a crença de que a raquianestesia pode causar muitos efeitos colaterais precisa ser desmistificada, já que ela consiste em uma técnica muito segura e que permite uma recuperação dos movimentos em curto tempo. Se você ainda tem dúvidas ou algum receio em receber a raquianestesia, manter-se informado sobre esta técnica é o primeiro passo para acabar de vez com o medo de receber esta anestesia.

Saiba quando a raquianestesia pode ser realizada, como ocorre o procedimento, seus principais efeitos colaterais e os cuidados necessários após a sua administração.

Quando pode ser realizada a raquianestesia?

A raquianestesia, normalmente, é indicada para cirurgias na região abdominal e extremidades inferiores, como pernas, pelve ou abdômen. Por ser uma opção de procedimento anestésico que exerce menos pressão sobre o corpo, quando comparada à anestesia geral, costuma ser indicada também para pacientes com problemas cardiovasculares, intervenções ortopédicas, urológicas e na obstetrícia.

Aliás, a raquianestesia é muito indicada para aliviar as dores durante o parto natural, além de ser a técnica empregada para cesarianas, sem oferecer risco para a gestante e o bebê. Além disso, a técnica permite que a mãe possa participar ativamente de todos os momentos do parto, sem sentir nenhuma dor durante o nascimento do seu filho.

Vale ressaltar que a raquianestesia também pode ser administrada juntamente com a anestesia geral, de forma a diminuir a quantidade de analgésicos durante e após a cirurgia, fato que pode possibilitar, inclusive, uma recuperação mais rápida do paciente.

Como ocorre a raquianestesia?

Em momento anterior ao início da cirurgia, o anestesiologista faz uma sedação no paciente e um botão anestésico antes da punção, para maior conforto e relaxamento do paciente. A exceção ocorre para as cesáreas, quando não é feita a sedação, visando garantir uma maior proteção para o bebê e permitir que a mãe permaneça acordada durante o parto.

Alguns minutos após o anestésico ser injetado no espaço do líquido, o paciente, comumente, sente calor e formigamento nas áreas afetadas. Depois de cerca de 15 minutos, a raquianestesia é capaz de alcançar seu efeito total e o paciente pode então ser posicionado para o início da cirurgia com total segurança.

A raquianestesia oferece algum efeito colateral ao paciente?

Os efeitos colaterais que eventualmente podem ser sentidos são de rápida solução, sendo eles: pressão baixa, náuseas e vômitos, tremores, coceira, entre outros. Em alguns poucos casos, pode causar dor de cabeça, que pioram quando o paciente está em pé, mas que costumam melhorar com o uso de analgésicos e repouso.

Quais os cuidados necessários após ser submetido à raquianestesia?

Após ser submetido àraquianestesia é preciso fazer repouso, permanecendo na cama com a parte superior do corpo suspensa, e somente se levantar com supervisão médica, para evitar quedas. Caso apresente dores de cabeça, nas costas ou qualquer outro desconforto, como pressão baixa, coceira e  sonolência, por exemplo, informe imediatamente o seu médico, para que essas sensações sejam minimizadas o quanto antes. 

Se você será submetido à raquianestesia em breve, saiba que é natural ter ansiedade e aflição frente ao procedimento anestésico necessário para a realização da cirurgia. Por isso, a JANPC possui uma consulta pré-anestésica para esclarecer todas as suas dúvidas e aliviar a tensão própria do momento pré-cirúrgico. Nossos profissionais estão muito preparados para orientá-lo sobre todo o procedimento e desmistificar esse ilusório bicho papão chamado raquianestesia.

Publicado por: janpc

132 Visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JANPC

JANPC

Serviços em Saúde
Fundada em 2004, a JANPC - Serviços em Saúde é uma instituição de referência na região do ABC Paulista, voltada para o segmento da Anestesiologia.
Saiba mais...